quinta-feira, 1 de março de 2012

Resumo do livro "Etiqueta sem frescura''

Esse é um breve resumo do livro: Etiqueta sem frescura da escritora Claudia Matarazzo.  
Capitulo 11
Novo emprego
Aparência
A boa aparência é muito importante, para nós nos sentirmos bem e para causar uma boa impressão. Boa aparência não é estar sempre de paletó e gravata, mas saber qual ocasião exige tais vestimentas. O melhor jeito de se adequar a maneira de se vestir dentro da empresa, pois eles são referencial, cuidado com certas roupas, talvez elas são melhores de ser usadas na praia do que em uma empresa.

Vá devagar
Nós podemos chegar cheios de energia e querendo se enturmar com gente nova, mas é preciso cuidado, sempre há resistência com pessoas novatas.

O grande reformador
Isso é muito comum com pessoas que acabaram de se formar, chegam ao novo emprego querendo mudar tudo. Funciona bem melhor se formos devagar assim às pessoas nem sentem a mudança.

“Onde eu trabalhava era assim’’
Isso de ficar comparando emprego não é uma boa, mesmo que não seja isso pode dar a impressão que pra você a empresa não tem valor.

Quando você é o chefe
Seja gentil
Gentileza ajuda muito no ambiente de trabalho, pois aumenta a produtividade, faz as coisas funcionarem com mais agilidade.

Tom de voz
O tom de voz do chefe já é de dar medo, você não precisa piorar isso. Um chefe que sabe falar obtém muitos mais resultados do que um chefe que tem voz de trovão.

Secretarias e serviços pessoais
A sua secretaria pode sair na hora do almoço para comprar fraldas pro seu filho que acabou de nascer?  Dependo do que foi acertado na hora da contratação. O jeito é se vigiar para que tais coisas não aconteçam.

Cartão profissional
Modelo
O cartão profissional não mostra só quem é, mas mostra também a empresa onde trabalhamos.

Quando trocar cartões profissionais
Cartões profissionais só podem ser trocados no trabalho, nas férias ou em congressos.
Quem entrega o cartão no inicio da conversa parece querer encerrar logo o assunto, de estar inseguro.

Capitulo 12
Patroa legal
A maior parte das pessoas sabe instruir muito bem suas empregadas domésticas: como servir a mesa na hora certa o uso do uniforme, atender o telefone são exemplos de algumas das exigências que as patroas têm com as suas empregadas.
Liberdade
Sabe qual dos motivos fazem as empregadas ser cada vez mais raras? É por que elas não são bobas e saber que pode arruma outro emprego para trabalhar oito horas por dia, ganhando a mesma coisa ou ate mais.
Nada de cara feia para ela quando for da uma descascadinha depois do almoço ou dormi um pouquinho no fim da tarde. Caso você veja que realmente ela não trabalhar oito horas por dia não adianta fica dando berros. Chame para uma conversinha particular e tenta resolver da melhor maneira.
Fraternidade
É o dia do aniversario de sua empregada não vai dar aquela roupa sua que ela esta cansada de ver a roupa no armário de presente. Dar um com presente no aniversario e uma ótima maneira de demostra que ela e importante e valorizada.
Hora extra
Farozinho depois do jantar nem pensar, lembre-se que ela já trabalho o dia todo. Hora extra sem remuneração.
Como corrigir erros
As empregada não são perfeitas, cabe à patroa a tarefa de corrigi Ias para que seus serviços sejam melhores a cada dia. A maneira certa de chamar a atenção para algum erro é fazê-lo em particular e delicadamente, realmente ensinando para que ela não erre de novo.
Capitulo 8
No livro etiqueta sem frescura da autora Claudia Matarazzo ela explica como usar etiqueta sem várias situação, eu li uma parte do livro muito interessante que se trata de com usar a etiqueta nas  amizades e relacionamentos.
 Como as amigos que temos mais tempo de amizade amigo de mais confiança não precisamos faze muito cerimonia fora de hora, se seu amigo não te procura a muito tempo procure ligar para ele saber se ele está bem e etc. não fique chateado nem com raiva pois ele pode esta com outro grupo de amigos afinal ele não só tem você como amigo ele também tem outros amigos. Devemos ser carinhosos também com nossos amigos sempre dar um jeitinho de agradá-los.
Com o amigos  no podemos dar conselho, frequentar a casa, compartilha momentos difíceis empresta dinheiro, cuidar e etc. Más também  não podemos critica na frente de outro amigos, chegar sem avisar, sumir nas horas que ele mais precisa, se intromete aonde ele não te chamo entre outro.
No namoro quando seu namorado chamo para conhecer sua casa devemos ir com calma não chegas mandando nas coisa, fica perguntando muito isso se torna chato,  de repente pode rolar ate algo há mais, devemos ir com calma.
E quando o namorado vira ex, não devo fica guardando coisa que lembra ele, se der vontade de conversa com ele ligue um horário melhor, se você ver ele com sua nova namorada não de escândalos vai lá e comprimente agora se não tiver como tente sair do local que eles estão e vá para outro.
Capitulo 1
POSTURA E ELEGÂNCIA

POSTURA CORPORAL

         A postura e fundamental é a base de tudo um dos seus principais fundamentos Como: deixe as costas confortavelmente retas, queixo erguido, ombros levemente para cima, que a elegância e a fluidez no andar vão surgir naturalmente. Já algumas pessoas não sabem como devem se comporta quando estão paradas. Algumas pessoas nunca sabem o que fazer com as mãos em geral, são pessoas tímidas, que se sentem inseguras e usam a
Gesticulam como forma de esconder essa insegurança. Devemos modera nas gesticulações e abusar da postura, costas retas ombros erguidos e braços pendentes com suavidade. As mãos podem ficar a frente do corpo, um pouco abaixo da linha da cintura e ate mesmo apoiadas uma na outra. Outra coisa que nos fias questionar sobre como nos devemos comporta. Ao se sentar, procure não entrelaçar as pernas num ato de contorcionismo. Além de feio, e incomodo. Mantenha as pernas
Paralelas e, se for cruza-las, certifique-se de que a postura não pareça forcada. Algumas pessoas ficam numa posição totalmente torta, se equilibrando em cima de uma perna só e jogando o peso de um lado para outro. O ideal e apoiar o peso do corpo nas duas pernas, porque isso transmite uma sensação de segurança e tranquilidade, tornando a conversa mais agradável. O olhar é essencial numa conversa, é  o nosso primeiro contato com
Qualquer pessoa e deve transmitir o máximo de simpatia. Olhe sempre
Nos olhos da outra pessoa, sem medo. Claro que não e para ficar
Lançando olhares sedutores (a não ser que essa seja a intenção), mas as
Pessoas percebem a diferença entre um olhar caloroso e um olhar indiferente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário